O Instituto Transportes e Comunicações (ITC) e a Vodafone M-Pesa, subsidiária da Vodacom Moçambique, assinaram, no dia 29 de Junho, em Maputo, um memorando de entendimento que assegura que os utentes do ITC passem a efectuar o pagamento de diferentes serviços através da plataforma de moeda electrónica M-Pesa.

Com a assinatura deste memorando de entendimento, a Vodafone M-Pesa reafirma o seu posicionamento enquanto instituição vocacionada a facilitar transacções monetárias no seio da sociedade moçambicana, ligando as pessoas e as instituições, através do fornecimento de um serviço financeiro fácil de usar, rápido e seguro, em qualquer ponto do país.

“Esta parceria comprova o nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento da sociedade moçambicana e de Moçambique, oferecendo uma experiência em transacções monetárias de forma fácil, rápida e segura, promovendo, desta forma, a tão desejada inclusão financeira, que é também uma aposta do Governo de Moçambique. Através deste memorando, seguimos na dianteira para o alcance de um dos nossos objectivos, que é a contínua expansão dos nossos serviços, para garantir que o M-Pesa esteja disponível para todos”, referiu Érica Varinde, Directora Comercial da Vodafone M-Pesa.

Já o representante da Transcom, entidade instituidora do ISUTC e ITC, Eng. Luís Almeida, disse que a sua instituição se juntou à plataforma M-Pesa por reconhecer o papel e relevância demonstrados por este serviço nas transacções de moeda electrónica no país. “É uma parceria acertada e esperamos que os utentes das nossas instituições encontrem no M-Pesa um serviço à altura de imprimir maior dinamismo no acto de pagamento de qualquer serviço, com destaque para o pagamento de inscrições, propinas, requisição de documentos a nível interno, entre outros.”, destacou .