Numa tarde memorável, 160 colaboradores da Transcom, ITC e ISUTC reuniram-se para celebrar o almoço de fim de ano. O que começou como um simples evento corporativo transformou-se numa festa animada e repleta de energia positiva, sob o radiante sol que banhava o local, gerando sorrisos e antecipação entre os presentes.

O grande destaque do dia foi a participação de quatro estudantes exemplares do ITC e ISUTC, que brilharam ao apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano. No ITC, Amós Lucas Ndlovo e Amelia Helena Nhatugues encantaram a audiência com uma maquete inovadora de Construção Civil. Já no ISUTC Yannick Matimbe surpreendeu com um “Sistema de Notificações e Pagamentos via WhatsApp com M-Pesa”, o David Junior– surpreendeu “Uma proposta para melhorar a acessibilidade dos menus USSD para pessoas com deficiência visual”

A presença da Administração da Transcom, representada pelo Eng. Luís Almeida e Dra. Ana Batista, adicionou um toque especial ao evento. Os Diretores Gerais dos Institutos, Dr. Mbazo do ITC e Prof. Dr. Eng. Fernando Leite do ISUTC, contribuíram para a grandiosidade do encontro. Não podemos esquecer a ilustre presença do representante da Kibo Capital Partners, o maior accionista da Transcom.

O almoço teve início com um discurso inspirador do Eng. Luís Almeida, que fez um breve resumo do ano de 2023, agradecendo a todos os colaboradores pelo incansável esforço e dedicação. Uma salva de palmas emocionante marcou ainda os 25 anos do ITC, que celebrou as suas bodas de prata.

Num discurso cheio de entusiasmo e gratidão, o Eng. Luís Almeida não deixou passar em branco uma conquista significativa do ano de 2023. Entre as palavras de apreço aos colaboradores, o Administrador Delegado anunciou com orgulho o lançamento da revista científica, reflexo do sucesso das Jornadas Científicas, que proporcionaram um palco para projetos notáveis de estudantes e docentes.

As palavras festivas do accionista Thierry trouxeram votos calorosos para as festas e o novo ano que se avizinha. A música, animada pelo talentoso cantor Dudas Aled, contagiou a todos, incentivando os colaboradores a dançarem e a desafiarem-se mutuamente.

Encerramos assim o ano de 2023 com um espírito de união, amizade, confraternização e alegria. Esta celebração não foi apenas uma despedida, mas uma maneira de dar as boas-vindas ao próximo ano com o pé direito. Estamos prontos para os desafios que virão, pois sabemos que com equipas unidas e empenhadas, nada será impossível. Que 2024 seja um ano de conquistas e sucesso para todos!

No dia 25 de outubro, realizou-se a feira alusiva aos 25 anos do ITC, onde os estudantes e parceiros puderam expor os seus produtos e serviços para apreciação. Este evento foi uma oportunidade única para os nossos estudantes mostrarem as suas habilidades e talentos, tais como a dança, o canto, poemas, “Rompinto” e amostras científicas. Ao longo da feira, os estudantes também puderam participar em importantes iniciativas, como a doação de sangue, a abertura de contas bancárias e a criação do NUIT (Número Único de Identificação Tributária).

A feira foi incrível, divertimo-nos e aprendemos muito com o nosso jogo sobre a cultura geral. Estamos todos de parabéns, a presença de cada um tornou este evento memorável.

O Instituto de Transportes e Comunicações (ITC) é uma instituição de ensino médio profissional fundada em 1998, pela Transcom. As principais áreas de formação são: administração e gestão, tecnologias de informação e electricidade industrial. Prevendo-se a inclusão de formações relacionadas aos sectores de energias renováveis, construção civil e mecânica industrial, neste ano lectivo de 2022. A decisão de abranger novas áreas é uma resposta às necessidades profissionais do mercado.

A particularidade desta instituição de ensino está na sua missão, que é ensinar a saber fazer.

Para garantir que os estudantes tenham capacidades técnicas, cognitivas e postura profissional, o ITC tem bibliotecas e laboratórios para a realização de aulas práticas e investe, constantemente, na criação e equipagem de novos laboratórios.

A condição de ingressos no Instituto é ter a 10.ª ou 12.ª classes concluídas. Segundo o Director Geral, Augosto Mbazo, a expectativa dos estudantes que entram com a 10ª classe é de ter bases para ingressar aos cursos de engenharia no ensino superior. “Contudo, ao longo dos três anos percebem que a instituição prepara tanto para ingressar numa faculdade como para o mercado de trabalho.”

Relativamente à empregabilidade, acima dos 90%, o Director explicou que várias organizações solicitam, todos os anos, ao ITC, estagiários, e estes, na sua maioria, são contratados durante esta fase, confirmando, assim, a nossa qualidade de respostas às exigências do mercado.

 Novas modalidades de ensino

O ITC, até ao ano de 2020, leccionou cursos regulares e vocacionais, e, no mesmo ano, introduziu as qualificações vocacionais. Os cursos regulares eram dirigidos aos estudantes com 10.ª classe concluída e os vocacionais com 12.ª classe.

A mudança de cursos para qualificações vocacionais deve-se a um decreto do governo, aprovado em 2017.

Com efeito, os estudantes passam a fazer 3 níveis de formação, nomeadamente: CV3, CV4 e CV5. Com esta alteração de designação de curso para qualificação muda-se a filosofia do ensino técnico, passando a 70% de prática e 30% de teoria.

 Deste modo, cada nível está desenhado de modo que o estudante tenha um enquadramento no mercado de emprego após a sua conclusão. Assim, se o estudante fizer apenas o CV3 pode pedir um certificado e apresentá-lo ao empregador, pois está apto para desempenhar um certo nível de actividades técnicas. O mesmo aplica-se aos níveis a seguir. Todavia, para ingressar em uma universidade é necessário ter o último nível, neste caso CV5.

Feira ITC de 8 a 13 de OUTUBRO 2018 – Participem!

O ITC completou 19 anos (1998-2017) de sua existência no mercado, fruto de muito trabalho e conquista. Alusivo ao seu aniversário realizou uma acção comemorativa que abrangeu estudantes, professores, simpatizantes e funcionários.

Este evento contou com alguns músicos Nacionais e dançarinos que, com muito calor e emoção abrilhantaram o evento. Fez-se exposições de inovações provenientes de instituições de ensino externas e internas. As imagens ilustram alguns momentos.

22467371_1586566914755671_6914873338585401015_o 22467717_1586566778089018_3007476085877786415_o 22496108_1586568661422163_6189270778282846422_o 22538915_1586567144755648_4947806978244100598_o

Com alegria e satisfação, os funcionários do ITC mostraram-se realizados.
Nunca é perdido o tempo dedicado ao trabalho. A fusão da conquista, do respeito, da dedicação, da responsabilidade, da dignidade, lutas e o compromisso termina em orgulho e crescimento desta instituição.

22491608_1586579624754400_708943733502591762_n

Realizou-se no passado dia 29 de Outubro de 2016, no Montebelo Indy Congress Hotel, a 8ª Cerimónia de Graduação do ITC- Instituto de Transportes e Comunicações.

Foram elegíveis para esta Graduação 356 graduados que terminaram os seus cursos Médios Técnico-Profissionais entre 2013 a 2016 com a sua situação académica regularizada. Mas, a Cerimónia de Graduação contou com cerca de 124 Graduados nos seguintes Cursos:

  • 27 – Técnico de Sistemas Informáticos;
  • 16 – Técnico de Gestão de Transportes;
  • 50 – Técnico de Contabilidade e Gestão;
  • 31 – Técnico de Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

A Cerimónia foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da Transcom Dr. José Mateus Katupha, o Dr. Augusto Mbazo Director Geral do ITC foi quem procedeu a abertura da cessão, o evento contou ainda com a presença da antiga graduada do ITC Srª Maria Amélia chefe dos recursos humanos da APIE e do Director Nacional do ensino Técnico, Dr. Inácio Ernesto que procedeu o encerramento da sessão.

Participaram no evento cerca de 540 pessoas entre Graduados, Familiares, Convidados, Docentes e Colaboradores da Transcom.

moticia

 

Maputo, Outubro de 2014

O ITC vai realizar um evento no dia 17 de Outubro de 2014, nas suas Instalações com a participação de mais de 500 estudantes, fora professores, funcionários e convidados no geral. O evento terá o seu início as 11 horas da manhã e o seu término as 18 horas, tendo como objectivos:

  • Promover o empreendedorismo nos alunos através da apresentação de trabalhos manuais feitos pelos mesmos, como forma de encontrar parceiros e novos clientes para produtos e serviços que estes prestam á sociedade no geral;
  • Apresentar os melhores talentos na área de dança, gastronomia, teatro, música, moda, etc.
  • Premiar alguns funcionários através de participação no concurso a ser promovido no evento.

Concursos a serem realizados no evento:

  • Dança entre Turmas;
  • Gincana de perguntas e respostas;
  • DJ´s;
  • Gastronomia

Outras actividades a serem realizadas no evento:

  • Feira da Tecnologia;
  • Feira do Livro;
  • Feira de Arte;
  • Posto de venda de recargas e Mkesh-Mcel
  • Moda
Topo